23 de jun. de 2012

2. Navegando juntos...


2.1. As dimensões administrativa e pedagógica do Colégio: Lá em nosso PPP/CEP (p. 124), temos que:
‘’[...] Acreditamos que o papel da escola é promover a construção do conhecimento, garantido ao aluno o acesso ao saber sistematizado e a formação de atitudes e habilidades, proporcionando condições para exercício de cidadania plena e a construção de uma sociedade mais justa [...]”
E que,
 [...] Um processo de mudança gradativa de mobilização está sendo realizado com pais, estudantes, professores, funcionários e comunidade. O marco inicial foi dado na Jornada Pedagógica 2008. “Sabemos que as mudanças são necessárias e urgentes.” (PPP/CEP, p.126).

2.2. Havia uma pedra no meio do caminho:
“É claro, que o sentido pleno de participação é um processo a longo prazo, pois uma cultura não é mudada apenas por desejo, existe a necessidade que os membros da comunidade se conscientizem de seu papel na sociedade e adquiram a competência técnica. Tarefa árdua para a equipe diretiva (direção e coordenação), pois lhe compete quebrar a barreira de resistência e motivar à participação de todos: professores, funcionários, alunos, pais e comunidade. O corpo diretivo não pode sozinho solucionar todos os problemas e questões escolares, tem que haver, indispensavelmente, a participação efetiva. E ai, nosso grande  desafio.” (PPP/CEP, p.126)


2.3 Encontrando as pistas no caminho:
“Em meio a descrença e a desesperança de alguns companheiros, temos que prosseguir, às vezes até nos deixando abater. Porém, uma palavra, um gesto, uma atitude, um olhar nos fortalece e continuamos a caminhada. E são muitas as incertezas, as indagações.” (PPP/CEP, p.127)

Nenhum comentário:

Postar um comentário