2.1.
As dimensões administrativa e pedagógica do Colégio: Lá em nosso PPP/CEP (p. 124), temos
que:
‘’[...] Acreditamos que o
papel da escola é promover a construção do conhecimento, garantido ao aluno o acesso
ao saber sistematizado e a formação de atitudes e habilidades, proporcionando condições
para exercício de cidadania plena e a construção de uma sociedade mais justa [...]”
E que,
[...] Um processo de mudança gradativa de
mobilização está sendo realizado com pais, estudantes, professores,
funcionários e comunidade. O marco inicial foi dado na Jornada Pedagógica 2008.
“Sabemos que as mudanças são necessárias e urgentes.” (PPP/CEP, p.126).
2.2.
Havia uma pedra no meio do caminho:
“É claro, que o sentido
pleno de participação é um processo a longo prazo, pois uma cultura não é
mudada apenas por desejo, existe a necessidade que os membros da comunidade se
conscientizem de seu papel na sociedade e adquiram a competência técnica.
Tarefa árdua para a equipe diretiva (direção e coordenação), pois lhe compete
quebrar a barreira de resistência e motivar à participação de todos:
professores, funcionários, alunos, pais e comunidade. O corpo diretivo não pode
sozinho solucionar todos os problemas e questões escolares, tem que haver,
indispensavelmente, a participação efetiva. E ai, nosso grande desafio.” (PPP/CEP, p.126)
2.3
Encontrando as pistas no caminho:
“Em meio a descrença e a
desesperança de alguns companheiros, temos que prosseguir, às vezes até nos
deixando abater. Porém, uma palavra, um gesto, uma atitude, um olhar nos
fortalece e continuamos a caminhada. E são muitas as incertezas, as
indagações.” (PPP/CEP, p.127)
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