23 de jun. de 2012

3.1.Recordando a Gincana 2008


A Gincana Cultural 2008 (período: 21/10 a 14/11 – culminância: 12, 13 e 14/11), cujo tema é Vamos Cultivar a Paz!!”, visa oportunizar a todos e todas envolvidos/das no processo  educacional (corpo docente, discente, funcionários, gestores, famílias e comunidade) a manifestação e prática de valores como amor, respeito, generosidade, solidariedade, amizade, justiça, honestidade, etc. num contexto lúdico, cultural e interdisciplinar, bem como proporcionar uma integração maior entre todos e todas os envolvidos/das. Além disso, busca favorecer a troca de conhecimentos com emotividade e dinamismo, saindo do contexto de sala de aula, onde já não cabe mais uma postura educacional restrita somente ao ambiente de quatro paredes. Desta forma, buscamos evoluir e transformar positivamente a educação num contexto mais amplo e descontraído.
- Objetivos:  
  • Colaborar no processo de formação da cidadania;
  • Contribuir para a divulgação e prática de valores humanos;
  • Promover a valorização da cultura da paz;
  • Incentivar ao respeito a liberdade de expressão e a diversidade cultural;
  • Promover a interdisciplinaridade;
  • Redescobrir a importância de se viver em paz;
  • Envolver a comunidade escolar num processo lúdico e interativo;
  • Enfatizar os valores morais na construção de uma sociedade pacífica.

 - Regulamento/Ações da Gincana Cultural CEP/2008
1.   As equipes devem possuir alunos de todas as séries (06 a 08 alunos de cada série agrupados na formação de cada equipe).
2.      As equipes devem possuir um “Grito de Paz” sem que ofendam as outras equipes, no caso de xingamento e ofensas as outras equipes a equipe que ofendeu perde 10 pontos.
3.      Todos os componentes da equipe devem estar uniformizados com suas respectivas camisas.
4.      A equipe deve estar unida nas apresentações; alunos que estiverem brincando no momento da apresentação fará com que sua equipe perca 5 pontos (por cada aluno).
5.      As tarefas realizadas em sala devem ser apresentadas no horário determinado pela comissão organizadora; o descumprimento será punido com a não aceitação da tarefa.
6.      As equipes terão uma sala para reuniões - o “QG”, e devem se reunir quando necessário para se organizar. Os danos causados nas instalações deverão ser sanados de imediato e a equipe perderá 10 pontos por dano.
7.      Depois de fechado o portão nenhum aluno poderá sair da escola.
8.      As tarefas deverão ser apresentadas no horário estabelecido pela comissão organizadora: 03 minutos de tolerância para preparação e entrada na área de apresentação e terá 07 minutos, no máximo, para a apresentação da tarefa.
9.      As agressões ocorridas durante a gincana serão punidas com a expulsão dos envolvidos nas brigas e as equipes perderão 20 pontos por cada briga.
10.   As equipes deverão apresentar um relatório diário das participações dos componentes da equipe, entregando-o ao Professor-Orientador responsável. 
11.   As equipes deverão trazer seus materiais diversos e deverão guardá-los adequadamente. A escola não se responsabilizará pelos materiais perdidos ou subtraídos. 
12.   O aluno que subtrair (furtar) qualquer material de outra equipe será punido com uma suspensão e será eliminado da gincana.
13.   Não será permitido participar da gincana os alunos que não fazem parte do grupo escolar do turno correspondente, nem mesmo como convidado. O descumprimento será punido com perda de 10 pontos.
14.   Qualquer desacato aos organizadores, funcionários, jurados e direção escolar será punido com perda de 20 pontos. 
15.   As decisões dos jurados serão irrevogáveis e deverão ser aceitas pelas equipes.
16.   Somente os líderes das equipes poderão se dirigir aos jurados para tirar as dúvidas em relação à gincana.
17.   As equipes deverão estar dentro da escola às 7h:20min, iniciando as apresentações as 7h:30min e finalizando às 11h:50min. Isso de acordo com cada turno - adaptar os horários.
18.   Após o término das atividades, cada sala deverá ser devidamente limpa pelos alunos de cada equipe, o descumprimento levará a equipe a perder 10 pontos.
19.   Os alunos não poderão sair da escola para buscar materiais ou tarefas esquecidas.
20.   Os alunos que permanecerem nas dependências da escola depois de terminados os trabalhos do dia farão com que sua equipe seja punida com a perda de 5 pontos por aluno.
21.   Será proibido aos alunos/as o uso de roupas que deixe o corpo à mostra (decotes, pernas, barriga etc.) tanto na unidade escolar quanto nas imediações da escola. O descumprimento ocasionará perda de 10 pontos à equipe.
22.   O nível de participação dos alunos será avaliado pelo professor, que lhe atribuirá nota de 0,0 a 2,0 pontos em cada componente curricular da 4ª unidade.
23.   As equipes vencedoras receberão medalhas. 

Quantidade de tarefas: Diurno:  03 tarefas  mais 01 tarefa relâmpago por dia.
                                     Noturno:  02 tarefas mais 01 tarefa relâmpago por noite.
Pontuação: - 20  cumprimento da tarefa. - 10  apresentação regular.  - 20 apresentação boa.  - 50  apresentação ótima.
Comissão Organizadora


Nenhum comentário:

Postar um comentário